10 Estranhas condições mentais

sábado, 12 de março de 2011


Mente é o estado da consciência ou subconsciência que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito bastante utilizado para descrever as funções superiores do cérebro humano relacionadas a cognição e comportamento, porém ela pode enganar-nos. Qualquer problema com esta função normal leva a padrões comportamentais associados com a aflição psicológica ou deficiência física que ocorre em um indivíduo, que não faz parte do desenvolvimento normal ou a cultura. O campo da saúde mental tem se expandido ao longo do tempo, descobrindo transtornos incrivelmente estranhos. Veja 10 dessas condições mentais:

10. Desrealização

Desrealização (DR) é uma alteração na percepção ou a experiência do mundo externo, de modo que parece estranho ou irreal. Outros sintomas incluem sensação de que seu ambiente é desprovido de espontaneidade, coloração, emoção e profundidade. É um sintoma dissociativo de muitas condições, tais como distúrbios psiquiátricos e neurológicos.
O aspecto central da despersonalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estivesse sonhando. O indivíduo que experimenta a despersonalização tem a impressão de estar num mundo fictício, irreal mas a convicção da realidade não se altera
O descolamento de realização pode ser descrita como uma substância imaterial que separa uma pessoa do mundo exterior, como um nevoeiro sensorial, um painel de vidro, ou um véu. As pessoas podem reclamar que o que vêem falta vivacidade e emoção o que faz parecer estranho, bizarro e surreal. Tais alterações perceptuais também pode se estender para os sentidos da audição, paladar e olfato.
9. Autophagia

Como um distúrbio mental / sintoma, Autophagia é um caso em que um é obrigado a proporcionar dor a si mesmo através de mordidas e/ou devorando partes do corpo. Às vezes, é causado pela ansiedade sexual grave, algumas vezes combinados com esquizofrenia ou psicose.

8. Sinestesia

Sinestesia é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfato. O termo é usado para descrever uma figura de linguagem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.

7. Transtorno de Identidade de Amputados

É um transtorno mental em que o indivíduo acha que seria mais feliz caso vivesse como um amputado é, geralmente, se não sempre, acompanhado pelo terrível desejo de amputar um ou mais membros saudáveis, a fim de saciar seu desejo.
Pode ou não pode ser caracterizado por uma motivação sexual por ser ou parecer com um amputado que é chamado Apotemnofilia. Além disso, a Acrotomofilia, que é quando uma pessoa se sente sexualmente atraída por outras pessoas que são amputadas, mas raramente são associadas.

6. Shopaholism

Oniomania é o termo técnico para shopaholism, o desejo compulsivo de comprar. A pessoa viciada fica em um círculo vicioso que consiste de emoções negativas como raiva e estresse, que levam a comprar algo. Após a compra é normal ocorrer o arrependimento ou depressão. E para se livrar desses sentimentos as pessoas voltam a comprar, fechando assim o círculo vicioso.
As vítimas geralmente sofrem de estados de espírito de satisfação quando estão comprando, o que parece faz a vida ter sentido, deixando-os esquecer suas tristezas. Depois que deixa o ambiente onde ocorreu a compra o sentimento de satisfação passa. Para compensar, a pessoa viciada vai às compras novamente. Eventualmente, um sentimento de repressão vai superar a pessoa. Por exemplo, a pessoa se sente tão envergonhada dessa situação que algumas vezes acaba destruindo ou escondendo o que comprou durante a crise.

5. Síndrome do cadáver ambulante

Cadaver ambulante ou Síndrome Cotard, também conhecido como niilista ou delírio de negação, é uma desordem neuropsiquiátrica rara em que as pessoas têm a crença ilusória de que estão mortas (seja em sentido figurado ou literal), não existem, são podres, ou perderam o seu sangue ou órgãos internos. Raramente pode incluir delírios de Imortalidade. Alguém que sofre desse grave estado começa a negar a sua própria existência.

4. Síndrome Alice no País das Maravilhas ou síndrome de Todd

Síndrome Alice no País das Maravilhas, também conhecida como síndrome de Todd, é uma condição neurológica que afeta e desorienta a percepção humana. As pessoas que sofrem dessa síndrome podem experimentar micropsia, macropsia (descritas abaixo) e distorção do tamanho de outras modalidades sensoriais. Uma condição temporária, ela é freqüentemente associada com enxaquecas, tumores cerebrais eo uso de drogas psicoativas.
Micrópsia é uma condição neurológica que afeta a percepção visual humana e os objetos, seres humanos, animados e inanimados são vistos como se fossem substancialmente menor do que realmente são.
Micrópsia pode ser causado por uma distorção ótica de imagens nos olhos (como óculos ou por certas doenças oculares) ou por uma disfunção neurológica. Da mesma forma macropsia é a condição inversa e é caracterizada por objetos que parecem substancialmente maiores do que realmente são, por exemplo um carro pode parecer tão grande quanto uma montanha.

3. Licantropia clínica

Licantropia clínica é uma rara síndrome psiquiátrica na qual a pessoa afetada sofre a ilusão de poder se transformar, ou de fato ter se transformado, em um animal, ou que tal pessoa é, de alguma forma, um animal.[1] A palavra é derivada da condição mitológica da Licantropia, uma aflição sobrenatural na qual as pessoas se transformam fisicamente em lobisomens. A palavra zooantropia é algumas vezes usada para a ilusão de que uma pessoa se transformou em um animal qualquer, e não especificamente em um lobo.
Indivíduos afetados relatam a crença ilusória de que se transformaram, ou que estão no processo de se transformar em outro animal. Já foi relacionada com as alterações de estado da mente que acompanham a psicose (o estado mental distorcedor da realidade que, tipicamente, envolve ilusões e alucinações), sendo que a transformação aparentemente só ocorre na mente e comportamento da pessoa afligida.

2. síndrome delirante da má interpretação

síndrome de má interpretação delirante é um termo utilizado para um grupo de transtornos delirantes que envolvem a crença de que a identidade de uma pessoa, objeto ou lugar, de alguma forma tenha sido alterado.
Esta síndrome é geralmente caracterizada pelas quatro variantes principais:

O delírio de Capgras: é a crença de que (geralmente) um parente próximo ou cônjuge foi substituído por um impostor com aparência idêntica.
A ilusão Fregoli: é a crença de que várias pessoas são, na verdade, a mesma pessoa disfarçada.
Intermetamorfose: é a crença de que as pessoas presnetes no ambiente ficam trocando de identidades enquanto mantém a mesma aparência.
Subjetiva duplas: é quando uma pessoa pensa que vive momentos extracorpóreos, com ações independentes.

1. Negligência Hemispatial

Negligência hemispatial, é uma condição neuropsicológica em que, após uma lesão de um hemisfério do cérebro, há uma perda na atenção e consciencia de um lado. A negligência hemispatial é mais comum no lado oposto do hemisfério danificado, mas já foram relatados casos de negligência unilateral.
Embora a maioria afete de forma marcante a percepção visual ("negligência visual"), a negligência pode ser encontrada também em outras formas de percepção isoladas ou combinadas com a negligência visual. Um paciente com negligência se comporta como se um lado do espaço sensorial fosse inexistente, embora eles ainda possam andar e virar para ambos os lados.
Um paciente com negligência pode deixar de comer o alimento na metade do seu prato, mesmo ainda estando com fome. Pacientes assim também podem ignorar um dos lados do seu corpo, cortando ou se maquiando somente do lado não-negligenciado.

Fontes:SmashLists
Wikipedia
Google
, e alguns mais

Post do blog Filhote de Pombo